Os sistemas (ou câmaras) frigoríficas são, no sentido figurado, bombas de calor, uma vez que removem calor de uma região que está sob baixas temperaturas. São equipamentos utilizados em ambientes adequados que conservem alimentos perecíveis, com temperaturas de trabalho abaixo dos 0°C.
Caldeira é uma chaleira gigante, para esquentar ou para ferver água ou outro fluído. É um trocador de calor que, trabalhando com pressão superior a pressão atmosférica, produz vapor, a partir da energia térmica gerada por uma fonte de energia qualquer.
Para processos de congelamento de produtos, o mais indicado é a utilização de TÚNEIS DE CONGELAMENTO. Como o próprio nome indica, o TÚNEL DE CONGELAMENTO parte do princípio de um local "restrito", segregado e confinado, onde se procura maximizar a circulação de ar frio sobre o produto, visando o congelamento no menor tempo possível.
Conforme NR-13 item 13.1.1. Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
1) Armazenamento temporário (curto prazo). 2) Armazenamento a longo prazo. 3) Armazenagem congelada.
Para 1 e 2 o produto é refrigerado e armazenado a temperaturas acima do seu ponto de congelamento e para 3, utiliza-se temperaturas abaixo do ponto de congelamento do produto. O armazenamento a longo prazo é utilizado, por exemplo, em supermercados, onde precisam manter o alimento por longos períodos (meses), no entanto, o período de armazenamento depende do tipo de alimento, o período máximo de armazenamento a longo prazo é cerca de 10 dias para produtos